Não é novidade que reciclar é uma forma de colaborar com o meio ambiente. Mas será que você consegue separar o que são verdades e o que são mitos sobre a reciclagem?
Muitas vezes as pessoas se perguntam se vale a pena o tempo e a energia gasta para a reciclagem, se os produtos reciclados realmente funcionam e quando o lixo é realmente reciclado. Quer saber por onde começar a contribuir? 🤔
Separamos 5 mitos sobre a reciclagem que você precisa saber. Mais do que nunca, é hora de se mobilizar, engajar e ficar por dentro do que pode ser feito para regenerar o Meio Ambiente e garantir um futuro sustentável. 💚♻️🌎⠀
Essa matéria foi adaptada de um reels do nosso Projeto Anamã, na Semana do Meio Ambiente (01/06/2022)
A maior parte desses resíduos realmente pode ser reciclada. Mas nem sempre é o caso. E viemos aqui derrubar esse mito!
No caso do papel, por exemplo, é possível que o aproveitamento seja inviabilizado por conta da presença de materiais orgânicos. É o caso de lenços de papel, fraldas descartáveis e similares. Por isso, ao descartar, fique atento se você não está levando materiais errados à lixeira!
Não é preciso lavar todas as embalagens! Mas é claro que, em alguns casos, vale usar do bom senso. Assim, você evita situações desagradáveis pelo mau odor até que os recicláveis sejam recolhidos
Algumas pessoas não sabem, mas o isopor é um plástico, derivado do petróleo. E, ao contrário do que muita gente pensa, ele é 100% reciclável!
Para se ter uma ideia, esse mito sobre reciclagem é tão forte que o isopor quase não é lembrado na hora da separação, o que é péssimo para o planeta!
Esse tipo de mito é bem perigoso a longo prazo. Será que só porque algo é reciclável você poderá abusar do seu consumo?
Não! Muitos produtos que compramos vêm com o famoso símbolo da reciclagem (♻️). Disso, a única certeza que temos é que alguma parte da composição é potencialmente reciclável. Se será reaproveitado ou não, aí já é outra história!
Muita coisa sim. Mas não é complicado. No fim das contas, pra você, basta separar os materiais. Você pode separar equipamentos de informática, eletrodomésticos, máquinas, sucatas metálicas e equipamentos em geral.
Feito isso, é só solicitar um serviço de coleta
E aí? Deu pra esclarecer as coisas sobre reciclagem? Pra saber mais sobreo tema, siga o Projeto Anamã no Instagram!
Neste texto:
BEATRIZ ARAÚJO
Diretora de Comunicação do Anamã
Aluna de Publicidade na UFPA