A colaboração impactou mais de vinte participantes, que ainda levaram de brinde o fruto de suas próprias confecções.
Membros do Projeto Costuraê e Time Enactus UFPA junto com as alunas da oficina de corte e costura.
A Usina da Paz da Cabanagem é um dos complexos de desenvolvimento territorial e de transformação social do Programa TerPaz - Territórios pela Paz no Estado do Pará. Tal programa corresponde a uma macro política pública prioritária do Governo, que consiste na articulação planejada e sistematizada de políticas de inclusão social e políticas de segurança pública, organizadas metodologicamente sob a intersetorialidade, transversalidade e territorialidade, e coordenadas pela Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania/ SEAC.
Nesse sentido, possuindo o mesmo segmento dos conceitos baseados pelo Programa, a Enactus UFPA encontrou semelhanças com o propósito do TerPaz, isto é: a inclusão social. Assim, dentre os inúmeros serviços e atividades, o Projeto Costuraê foi atuante, oferecendo a oficina de confecção de bolsas pequenas e necessaries, objetivando capacitar mulheres, dando possibilidades à geração de renda.
A oficina capacitou mais de vinte mulheres da Região Metropolitana de Belém.
O Costuraê, projeto desenvolvido por alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Pará (UFPA), já atende desde 2017 mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica através de cursos de confecção e venda de produtos feitos a partir da reutilização de tecidos descartados pela indústria da moda.
Dessa vez, o impacto da ação, realizada na Usina da Paz da Cabanagem, alcançou mais de 20 participantes que se empenharam no processo de aprendizado e garantiram, como brinde, o fruto de suas próprias confecções. Ademais, houve o momento de apresentação do Time Enactus UFPA, o que gerou, nas partícipes, grande entusiasmo e interesse em adentrar nos projetos do time.
Para a estudante de Administração, Heloise Queiroz, integrante do Time Enactus UFPA e da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania, é de extrema importância a união de esforços e apoio para a transformação social:
“Não se faz nada sozinho, principalmente, um projeto social: é necessário apoio. E encontrar esse apoio para a Enactus UFPA em uma estrutura de alta qualidade, além de ver o encontro de propósitos de impactar ainda mais vidas gerando cidadania, é muito gratificante; é constatar que é possível transformar realidades, mas com muito trabalho. Estou extremamente feliz de ter participado desse primeiro passo de uma caminhada de compartilhamento de experiências."
Sobre o Time Enactus UFPA - Fundado em 2014, por alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Pará, o time tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social. Mais de 213 mil pessoas já foram impactadas com as ações dos projetos da Enactus UFPA, em Belém e outros municípios do Estado do Pará.
Para saber mais sobre o projeto, basta acessar as redes sociais do Costuraê (@costurae) e pelo Instagram da Enactus UFPA (@enactusufpa)
Neste texto:
HELOISE QUEIROZ
Vice-Presidente de Projetos do Time Enactus UFPA
Aluna de Administração na UFPA